ACNUR revela novos deslocamentos no leste da RD Congo

Famílias em fuga

Porta-voz da agência das Nações Unidas diz acreditar que apenas uma pequena parte dos novos deslocados foram registados e que a grande maioria deve ter procurado refúgio com outras famílias ou então esconderam-se nas florestas com medo de retaliações.

A continuação de operações militares e atos de banditismo por parte de grupos armados na conturbada província do Kivu Norte, a leste da República Democrática do Congo, forçou milhares de civis a abandonarem as suas casas nos últimos dois meses.

O porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, Andrej Mahecic, disse esta terça-feira a jornalistas, em Genebra, que desde dezembro a agência das Nações Unidas registou mais de 15 mil novos deslocados.

Proteção e Assistência
Famílias em fuga disseram ao órgão que a situação é insegura e difícil nas suas aldeias na região ocidental da província onde operações militares e de pilhagem realizadas por grupos armados obrigaram civis a procurarem refúgio em outras áreas.

Mahecic disse que o ACNUR registou os novos deslocados em acampamentos situados perto de Kitchanga, uma região localizada a cerca de 150 kms de Goma, a capital de Kivu Norte. A nova onda de deslocamentos aumentou para cerca de 116 mil a população nos campos.

A agência da ONU está atualmente a gerir 47 acampamentos para deslocados na área, fornecendo proteção e assistência.

Violações Sexuais
O porta-voz do ACNUR diz acreditar que apenas uma pequena proporção dos novos deslocados foram registados e que a grande maioria deve ter procurado refúgio com outras famílias ou então esconderam-se nas florestas com receio de retaliações.

As Nações Unidas estimam em mais de 2 milhões o total de pessoas deslocadas no leste da República Democrática do Congo, onde intimidação, abusos de direitos humanos e violações sexuais são regularmente relatadas pela população local.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: