Ban: Afegãos precisam saber que terão apoio a longo prazo

Em pronunciamento a jornalistas na sede da organização em Nova York o Secretário-Geral da ONU afirmou que é preciso uma abordagem mais equilibrada, e que a estratégia civil não pode ser apenas um complemento da estratégia militar no país.

Ban ki-moon

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a conferência internacional sobre o Afeganistão que acontece a partir desta quinta-feira em Londres chega em momento crítico.

Ele disse que o povo afegão quer perspectiva maior de futuro, especialmente em relação ao desenvolvimento, e que a participação nacional é essencial.

Abordagem
Em pronunciamento a jornalistas na sede da organização em Nova York, Ban ressaltou que a população do país precisa saber que terá o apoio a longo prazo da comunidade internacional nas construções das instituições do governo.

Ele afirmou que é preciso uma abordagem mais equilibrada e que a estratégia civil não pode ser apenas um complemento da estratégia militar.

O Secretário-Geral, que vai participar da conferência em Londres, agradeceu a liderança, coragem e dedicação do enviado especial da ONU ao Afeganistão, Kai Eide, que está deixando o cargo.

Ban Ki-moon informou que pretende nomear Staffan de Mistura para ocupar o posto no Afeganistão a partir de 1 de março.

Haiti
Ban também falou sobre o Haiti. Ele afirmou que mais de 150 centros de saúde e hospitais estão funcionando na capital Porto Príncipe e que bancos começaram a operar no fim de semana passado.

O Secretário-Geral ressaltou que há necessidade urgente de tendas e abrigos e que o fornecimento de alimentação e segurança é crítico. Ele disse estar confiante na melhora da situação até o fim desta semana e que o número total de mortos ainda é desconhecido.

Ban Ki-moon enfatizou que agora é preciso avaliação rigorosa das condições pós-desastre para que os amigos do Haiti possam trabalhar com o governo a reconstrução do país.

Fonte: Rádio ONU

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: