Governo italiano poderá conceder permissão de residência à imigrantes

Ministro do Interior italiano, Roberto Maroni explicou que os escritórios de imigração avaliarão o cumprimento dos requisitos

O governo de Berlusconi quer colocar em funcionamento um sistema de pontos para conceder permissão de residência para os imigrantes.

Segundo a agência Efe, essa ação governamental prevê renovar a permissão de moradia aos imigrantes que alcançarem 30 pontos. Os pontos serão conquistados à medida que os moradores forem cumprindo os requisitos impostos durante dois anos. De acordo com o Ministério do Interior, os imigrantes que não conseguirem a pontuação necessária, serão expulsos do país.

Alguns dos requisitos exigidos são o conhecimento do italiano e da Constituição, não terem cometido delitos, a inscrição no serviço de saúde nacional, ter um contrato de habitação e os filhos escolarizados. O governo italiano oferecerá os cursos da língua para os imigrantes.

Roberto Maroni, ministro do Interior, explicou nesta quinta-feira que os escritórios de imigração vão avaliar o cumprimento dos objetivos para renovar a permissão de residência. Para os imigrantes que não alcançarem a meta de 30 pontos, pode haver um adicional de um ano.

A imprensa local afirma que o sistema não passa de um projeto. O governo, entretanto, quer o decreto lei que introduzirá esta nova medida pronto em dois meses.

Neste “acordo de integração”, o imigrante recebe a permissão temporária, mas se responsabiliza a cumprir os requisitos.

Críticas
A modalidade já recebeu as primeiras críticas. Segundo Livia Turco, responsável de Imigração para o opositor Partido Democrata (PD), “criará obstáculos à integração e favorecerá irregularidades”.

Diante dos comentários, Maroni declarou que se trata de “um sistema de integração no qual sugere ao imigrante incorporar-se à comunidade”. “Se o fizer, ganhará a permissão de residência, caso contrário terá que explicar porque não quer se integrar”, comunicou.

Source: eBand

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: