Unama quer medidas de segurança para proteger civis afegãos

Robert Watkins repetiu o apelo da ONU para todas as partes no conflito evitarem vítimas civis; ele ressaltou que medidas de proteção e diretrizes sobre o uso de força letal devem ser plenamente implementadas em todas as circunstâncias.

Apelo para Afeganistão

O vice-representante especial de Ban Ki-moon no Afeganistão, Robert Watkins, repetiu nesta segunda-feira o apelo da ONU para todas as partes no conflito evitarem vítimas civis.

O pedido acontece após uma operação militar das forças internacionais no domingo que, segundo o governo, matou pelo menos 27 pessoas, incluindo mulheres e crianças, na província de Uruzgan, no sul.

Responsabilidade e Desculpas
Watkins disse ter ficado profundamente triste com as notícias de vítimas civis no ataque. Ele afirmou que aprecia as declarações das forças internacionais de que medidas de precaução para salvaguardar a segurança de civis seriam tomadas durante a ofensiva atual contra insurgentes no sul do Afeganistão.

O alto funcionário das Nações Unidas indicou que também aplaude a rápida admissão de responsabilidade e o pedido de desculpas emitido após o ataque.

Robert Watkins ressaltou que medidas de segurança e diretrizes sobre o uso de força letal devem ser plenamente implementadas em todas as circunstâncias.

Confiança
O vice-representante de Ban Ki-moon, que desempenha também o cargo de coordenador humanitário no país, indicou que a confiança nas operações das forças internacionais poderá ser afetada se medidas não forem tomadas para proteger vidas afegãs.

A missão de Assistência da ONU no Afeganistão, Unama, tem pedido de forma consistente a todas as partes para fazerem tudo que estiver ao alcance para evitar vítimas civis.

Fonte: Rádio ONU

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: