Ban pede medidas para proteger moradores de favelas

Violação dos direitos humanos

Ban Ki-moon enfatizou que na última década o número de moradores de favelas cresceu de 776 milhões para mais de 827 milhões; 5º Fórum Urbano Mundial teve início esta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as péssimas condições de vida nas favelas são uma violação dos direitos humanos.

Em mensagem enviada para a abertura do 5º. Fórum Urbano Mundial, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, Ban afirmou que o mundo tem a responsabilidade de fazer mais por essas crianças que não tem água potável, pelas mulheres que temem pela segurança e os jovens que não tem oportunidade de educação decente.

Sociedade
Ele sublinhou que ajudar os moradores de favelas a recuperarem seus direitos irá fortalecer a sociedade como um todo e proteger o meio-ambiente.

Ban lembrou que a conferência acontece em momento crítico, já que nas próximas décadas 2/3 da população do mundo irá morar em cidades.

O Secretário-Geral disse que muitas pessoas terão que lidar com pobreza urbana devastadora e com o agravamento do impacto das alterações climáticas. Ele enfatizou que na última década, o número de moradores de favelas cresceu de 776 milhões para mais de 827 milhões.

Em entrevista antes da abertura, o Ministro das Cidades do Brasil, Marcio Fortes, disse à Rádio ONU, do Piauí, que a realização do Fórum no país é muito importante.

Objetivo
“Durante o Fórum nós ouviremos e vamos dialogar, esse é o objetivo. Nós vamos procurar sempre abordar as questões que são trazidas por nossos colegas de outros países, de outros ministérios das cidades, de habitação, obras e saneamento, afirmou.

O Fórum terá eventos temáticos, como debates sobre maior segurança para mulheres nas cidades, transporte, esportes e uma sessão dedicada exclusivamente ao Haiti.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: