ACNUR promove debate sobre refúgio e assistência humanitária nas cidades

As novas tendências do refúgio nas cidades e os desafios da assistência humanitária em zonas urbanas serão debatidos no evento “Refugiados, Deslocamento e Emergências nas Cidades: A Nova Fronteira Humanitária”, que o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) realiza amanhã (24/03), na sala W3-5 do V Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro, das 12h00 às 13h30. O evento contará com expositores nacionais e internacionais, e será seguido de uma entrevista coletiva no local.

Serão apresentadas as recomendações dos “Diálogos sobre Desafios de Proteção para Refugiados Urbanos”, promovido pelo ACNUR no ano passado, em Genebra, como também os resultados do Grupo de Trabalho Interagencial da ONU sobre Desafios Humanitários em Áreas Urbanas.

“A urbanização da sociedade e a movimentação de refugiados, deslocados internos e retornados em direção às cidades são tendências irreversíveis, que apresentam desafios para as autoridades municipais, agências internacionais e ONGs envolvidas com o trabalho humanitário”, avalia o representante do ACNUR no Brasil, Andres Ramirez, que será um dos expositores. Atualmente, aproximadamente a metade dos 10,5 milhões de refugiados atendidos pelo ACNUR vive em cidades.

Além do ACNUR, participarão do evento o coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Renato Zerbini, o Diretor da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Cândido da Ponte Neto, e representantes do UN Habitat, do Conselho Norueguês para Refugiados e da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (das Nações Unidas).

O V Fórum Urbano Mundial é o maior evento urbanista do planeta e esta edição acontece na Zona Portuária do Rio. Seu tema central é “O Direito à Vida: Unindo o Urbano Dividido”. Criado por decisão da Assembléia Geral das Nações Unidas em 2001, o fórum reúne regularmente agentes governamentais, representantes da sociedade civil e do setor privado para debater o problema da rápida urbanização.

Hoje, é o congresso mais importante sobre gestão do crescimento das cidades. Mais de 15 mil pessoas foram inscritas para o Fórum, entre governantes, parlamentares, autoridades locais, representantes da sociedade civil e do setor privado, acadêmicos e profissionais da área.

O V Fórum Urbano Mundial acontece no Armazém 5 do Cais do Porto, localizado à Avenida Rodrigues Alves, 10, próximo à Praça Mauá. O evento “Refugiados, Deslocamento e Emergências nas Cidades: A Nova Fronteira Humanitária” acontece nesta quarta-feira (24/03), das 12h00 às 13h30. Maiores informações com o Oficial de Informação Pública do ACNUR no Brasil, Luiz Fernando Godinho, pelo telefone (61) 8187.0978 ou e-mail godinho[arroba]unhcr.org

Fonte: ACNUR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: