Projeto do ACNUR registra 26 mil refugiados no Equador

Migrantes sem documentação


Iniciativa conjunta com governo do país é considerada modelo na América Latina; programa dobrou o número de refugiados registrados no Equador para mais de 45 mil, 98% são colombianos.

Um programa inovador de registro do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, ajudou 26 mil colombianos na obtenção de documentos de identidade no Equador.

A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo porta-voz do órgão em Genebra, Andrej Mahecic.

Difícil Acesso
Equipes móveis do órgão e do Ministério das Relações Exteriores do país percorreram áreas de difícil acesso no Equador por 12 meses para chegar aos refugiados.

Segundo o porta-voz, a iniciativa é considerada modelo na América Latina, região onde a maioria dos refugiados tem que se deslocar até as cidades para serem registrados. O projeto é uma ação conjunta entre o governo equatoriano e o ACNUR para tentar alcançar os colombianos que buscam refúgio ao norte do Equador.

Com o programa, o tempo de espera para uma decisão sobre pedido de asilo foi reduzido de vários meses para apenas um dia. Sem os documentos, as pessoas que buscam asilo e os refugiados ficam sem proteção legal essencial e acesso à assistência.

Acesso
De acordo com o Acnur, muitos refugiados colombianos viviam em área remota perto da fronteira e não tinham acesso aos centros urbanos por falta de recursos e informação e por medo.

O projeto no Equador foi estimado em US$ 2 milhões, R$ 3,5 milhões, e dobrou o número de refugiados registrados no país para mais de 45 mil, 98% são colombianos.

O ACNUR estima que outras 100 mil pessoas no Equador precisam de proteção internacional.

Fonte: Rádio das Nações Unidas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: