ACNUR pede à Austrália alternativas à detenção de refugiados

Foto: ACNUR

Na semana passada, o governo australiano disse que ia congelar os pedidos de asilo de candidatos do Sri Lanka e Afeganistão que chegam por via marítima; na mesma altura, as autoridades anunciaram a reabertura de uma base aérea para os abrigar.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, pediu à Austrália para procurar alternativas à detenção de candidatos a asilo que chegam de barco, afirmando que não representam qualquer risco para a segurança ou saúde pública.

A reação da agência da ONU segue-se à decisão do governo australiano de reabrir um centro de detenção numa região remota do país.

Desafios Operacionais
Na semana passada, a Austrália disse que ia congelar os pedidos de asilo de candidatos do Sri Lanka e Afeganistão que chegam por via marítima. Na mesma altura, as autoridades anunciaram a reabertura de uma base aérea para os abrigar.

Mais de 1,8 mil candidatos a refugiados chegaram à Austrália de barco desde o início do ano. A grande maioria é proveniente dessas duas nações asiáticas.

O ACNUR reconhece os desafios operacionais associados à capacidade do centro de detenção da Ilha do Natal. A agência afirma, porém, que a escolha da base aérea de Curtin, numa área isolada, torna difícil o fornecimento de serviços essenciais.

O representante regional do órgão, Richard Towle, descreveu a combinação de detenção compulsiva, suspensão de pedidos de asilo, isolamento geográfico do novo centro e ausência de monitoramento judicial eficaz como fatores perturbadores.

Impacto Negativo
Ele salientou que a experiência mostra que tais medidas deverão ter um impacto negativo na saúde e bem estar dos candidatos a refugiados.

O ACNUR disse que vai continuar discussões com o governo sobre formas de minimizar o impacto da suspensão de pedidos de asilo e os efeitos sobre a saúde da contínua detenção dos refugiados.

Fonte: Rádio ONU

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: