Guterres apela a um sistema de asilo comum

António Guterres

Alto Comissário da ONU para os Refugiados quer que União Europeia seja uma referência global no apoio aos deslocados

A Europa tem que dar o exemplo como “referência em direitos humanos” no asilo aos refugiados. Foi este o apelo de António Guterres, Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, numa conferência de imprensa conjunta com a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecília Malmstrom.

Tendo em conta o acordo os ministros do Interior e da Justiça da União Europeia (EU) em 2009 para a criação de um sistema comum de asilo até 2012, Guterres exortou a EU a ser “uma referência ao nível global” nesta matéria.

Citado pela Lusa, o antigo primeiro-ministro disse que “a Europa é uma referência em direitos humanos em geral e uma referência em asilo em particular”, mas que o sistema de asilo continua “muito disfuncional”, com muitos sistemas diferentes em muitos países, pelo que “é muito difícil gerir o asilo no continente europeu”.

“A Comissão Europeia tem sobre a mesa várias propostas de lei muito importantes. Apelamos aos Estados membros e às diferentes instituições europeias para que avancem, porque é absolutamente essencial para a coerência do sistema e para a segurança das pessoas um verdadeiro sistema europeu de asilo”, sustentou António Guterres, que vai estar mais 5 anos à frente do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Fonte: TVI24

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: