Legisladores mexicanos contra lei anti-imigrantes do Arizona

Os integrantes da Comissão Permanente do Congresso mexicano fecharam fileiras contra a lei anti-imigrantes SB 1070 aprovada em Arizona, Estados Unidos, e combinaram reunirem-se nesta semana para discutir os impactos da norma jurídica.

  Isso foi confirmado pelo senador Silvano Aureoles, do Partido da Revolução Democrática, quem destacou a decisão de “replicar em todos os espaços” a condenação a uma legislação que viola de maneira evidente os direitos humanos dos imigrantes.

Na próxima semana, detalhou, um grupo diversificado de legisladores revisará os efeitos da SB 1070 com o subsecretario da chancelaria mexicana para a América do Norte, Julián Ventura Valero, e será realizada uma reunião com a representação consular do México em Phoenix, Arizona.

Pelo novo regulamento, intitulado “Imigração, procuração de justiça, comunidades eguras”, a polícia desse território dos Estados Unidas ficou facultada a deter qualquer pessoa que considere suspeita de ser imigrante e isto vai na contramão dos direitos humanos universalmente reconhecidos, ressaltou Aureoles.

Também no contexto da visita à missão consular, estão previstos intercâmbios com emigrantes, representantes de organizações civis e com os cidadãos em geral que expressaram sua inconformidade, precisou o parlamentar.

A SB 1070 foi assinada no dia 23 de abril passado pela governadora Janice K. Brewer; imediatamente depois o governo mexicano, por intermédio da chanceler Patricia Espinosa, opinou que “a criminalização não é o caminho para resolver o fenômeno dos imigrantes sem documentos; a existência de mercados trabalhistas transfronteiriços exige soluções integrais e de longo prazo”.

A co-responsabilidade, a confiança e o respeito mútuo devem ser a base para atender os objetivos compartilhados na América do Norte, expressou a ministra.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: