Situação de pigmeus no leste da RD Congo é sombria

Fonte: Rádio ONU

Segundo o ACNUR, cerca de 10 mil pigmeus vivem nas dezenas de campos espalhados pela volátil região, após fugirem a conflitos nas suas áreas de origem; agência diz que eles são discriminados pelos outros grupos étnicos na região.

Foto: ACNUR

Entre as dezenas de milhares de pessoas deslocadas que vivem em acampamentos na província de Kivu Norte, a leste da República Democrática do Congo, os pigmeus são particularmente vulneráveis e enfrentam um futuro sombrio.

A afirmação foi feita pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados, ACNUR, numa nota emitida esta sexta-feira.

Região Volátil
Segundo a agência da ONU, cerca de 10 mil pigmeus vivem nas dezenas de campos espalhados pela volátil região, após fugirem a conflitos nas suas áreas de origem.

A maior parte vive em situações muito difíceis, sem acesso a serviços básicos como educação e com poucas perspectivas de regressarem às florestas tropicias de onde são originários.

Um povo nômade  que se distingue pela sua baixa estatura encontra-se agora numa situação em que tem de se adaptar a um novo modo de vida. De acordo com o ACNUR, a sua cultura e tradições estão ameaçadas.

A agência revela também que os pigmeus são discriminados pelos outros grupos étnicos na região. O órgão está a tentar ajudá-los a encontrar novas áreas para viverem e garantir a integração sustentável das suas comunidades nos locais para onde fugiram.

Desafio
O coordenador de Operações do ACNUR  na República Democrática do Congo, Karl Steinacker, disse que os pigmeus não são como as outras pessoas deslocadas. Ele salientou que o desafio para a agência é ajudar o grupo a tornar-se parte da sociedade.

Os pigmeus vivem através da África Equatorial, particularmente nas florestas virgens do Congo. Eles são essencialmente caçadores mas também compram produtos a agricultores locais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: