UNESCO apela a tolerância entre culturas

Fonte: Rádio ONU

Irina Bokova pediu uma maior consciência dos valores compartilhados e de tudo que une e fortalece o mundo, para que exista responsabilidade na resolução de desafios; segundo a agência, diversidade cultural deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

Diversidade cultural

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, celebrado esta sexta-feira, é uma oportunidade para reflexão sobre a tolerância entre todas as culturas globais.

A afirmação está na mensagem da directora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, Irina Bokova, para marcar a data.

Aspirações
Segundo Bokova, as culturas existem juntas e constituem muitas facetas da humanidade, mas desafios económicos e de desenvolvimento levam a oportunidades desiguais.

Ela lembrou que a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, adoptada em 2001, menciona que a diversidade é tão importante para a humanidade quanto a biodiversidade é para a natureza. Por isso, deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

Irina Bokova salientou que ainda existe uma lacuna sobre a real compreensão dos direitos, valores e aspirações dos outros e, portanto, é preciso uma verdadeira educação sobre diversidade cultural.

Valores
Um passo a ser tomado, de acordo com ela, é a consciência dos valores compartilhados e de tudo que une e fortalece o mundo, para que exista responsabilidade na resolução de desafios.

Bokova pediu a legisladores, comunidades e sociedade civil para promover e falar sobre a diversidade cultural para que ela seja amplamente reconhecida e cresça cada vez mais forte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: