Em encontro com governadora do Arizona, Obama reitera preocupação com lei imigratória

Fonte: O Estado de S.Paulo

Alessandra Corrêa
Da BBC Brasil em Washington

Obama não comentou se o governo vai entrar com ação contra o Arizona (Foto: AP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta quinta-feira a governadora do Arizona, Jan Brewer, em uma breve reunião na Casa Branca, e reiterou sua preocupação com a nova lei de imigração do Estado.

Em um comunicado divulgado após o encontro, a Casa Branca afirma que o presidente “reiterou sua preocupação com a medida”.

“Incluindo o fato de que uma miscelânea de diferentes legislações estaduais sobre imigração ao redor do país iria interferir na responsabilidade do governo federal de regular e fazer cumprir a política de imigração.”

O encontro foi o primeiro da governadora com Obama desde que ela assinou a lei SB 1070, em 23 de abril.

A nova lei torna crime estadual a presença de imigrantes ilegais e dá à polícia o poder de exigir documentos de pessoas suspeitas – o que pode levar à prisão e à deportação, caso seja confirmado o status ilegal.

Obama já criticou a lei várias vezes, e o Departamento de Justiça americano avalia a possibilidade de mover uma ação contra o Arizona por causa da nova legislação, que entra em vigor no fim de julho.

A lei enfrenta outras ações judiciais, sob o argumento de que a política de imigração é uma responsabilidade do governo federal, e não dos Estados.

Entrevista
Após o encontro, em entrevista ao apresentador Larry King, da rede CNN, Obama evitou comentar se o governo vai ou não entrar com a ação, afirmando que a decisão cabe ao Departamento de Justiça, mas voltou a criticar a lei.

“Apesar de compreender a frustração do povo do Arizona em relação ao fluxo de imigrantes ilegais, eu não acho que esta é a maneira certa de fazer isso (enfrentar o problema)”, disse o presidente na entrevista, que vai ao ar na noite desta quinta-feira nos Estados Unidos.

“Eu acho que (a lei) coloca cidadãos americanos que parecem hispânicos, que são hispânicos, potencialmente em uma situação injusta.”

Os críticos da lei dizem que ela vai encorajar a discriminação racial, possibilidade negada pela governadora.

Fronteira
Ao falar com jornalistas após a reunião, Brewer disse que o encontro com Obama foi “muito cordial”.

Segundo Brewer, o presidente prometeu que a maioria dos 1,2 mil homens extras da Guarda Nacional a ser enviados para a fronteira com o México será deslocada para o Arizona.

O Arizona é o Estado americano com a fronteira mais extensa com o México e também o que recebe o maior número de imigrantes ilegais, além de sofrer com problemas como tráfico de drogas e armas na região.

Brewer disse que ela e o presidente se comprometeram em “trabalhar juntos” para buscar uma solução ao problema.

Afirmou também que Obama se comprometeu em enviar uma equipe ao Estado dentro de duas semanas para discutir a questão.

Reforma

O comunicado da Casa Branca diz que “o presidente e a governadora concordaram que a falta de ação para consertar um sistema de imigração quebrado no nível federal é inaceitável”.

Obama tem pressionado o Congresso a aprovar uma ampla reforma da imigração, mas enfrenta resistência, especialmente da oposição republicana.

“O presidente pediu à governadora Brewer para ser sua parceira e trabalhar de uma maneira bipartidária em uma ampla reforma da imigração”, diz o comunicado.

A governadora, porém, disse que não vai se comprometer com a reforma da imigração antes que a segurança na fronteira esteja garantida.

Em sua página no site de microblogs Twitter, Brewer escreveu: “Pedir a reforma da imigração antes de garantir a segurança da fronteira é como pedir por uma reforma na política energética antes de interromper o vazamento de petróleo no Golfo (do México)”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: