Cáritas Rio e ACNUR celebram Dia Mundial do Refugiado na UERJ

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil e a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro promovem entre hoje (07/06) e quarta-feira (09/06) uma feira cultural no campus da Universidade Estadualdo Rio de Janeiro (UERJ) em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado.

O evento reunirá vários refugiados que vivem no Rio de Janeiro e contará com uma exposição de quadros e peças de artesanato confeccionadas por eles, como também exibição de vídeos sobre refúgio, distribuição de material informativo sobre o tema e apresentações musicais do Coral de Refugiados Africanos.

O Dia Mundial do Refugiado, que é celebrado mundialmente no dia 20 de junho, tem neste ano o tema “Casa”, em reconhecimento ao sofrimento de mais de 40 milhões de pessoas que foram forçadas a se deslocar em  todo o mundo. Entre elas estão cerca de dez milhões de refugiados sob os cuidados do ACNUR.

Segundo os últimos números do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), atualizados em abril de 2010, o total de refugiados no Brasil é 4.251, dos quais 65% são oriundos da África, 22,4 % do continente americano, 9,8% da Ásia e 2,8% da Europa. As nacionalidades com maior representatividade são a angolana (39,7%) e a colombiana (13,7%). O Rio de Janeiro acolhe atualmente cerca de dois mil refugiados.

A Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e faz parte da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A instituição foi pioneira no trabalho de assistência a refugiados no Brasil, iniciado ainda na década de 70.

Inspirada pelos princípios de solidariedade e respeito aos direitos humanos, a instituição tem a missão de garantir vida digna e proteção, sobretudo, aos grupos mais marginalizados  que, por sua natureza, necessitam de maior assistência e cuidado.

O trabalho abrange diversos programas e projetos sociais, como Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio. Este Programa é fruto de uma parceria entre a Cáritas/RJ e o ACNUR, que tem o objetivo de prover acolhimento e proteção legal a refugiados e solicitantes de refúgio, facilitando a integração local de refugiados de homens, mulheres e crianças que buscam no Brasil uma nova oportunidade de vida de paz e segurança.

Para outras informações sobre as comemorações do Dia Mundial do Refugiado no Rio de Janeiro, entre em contato com Heloisa Santos, (21)2567-4105, ou pelo email carj.refugiados@caritas-rj.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: