Terminada a primeira fase de retirada da força da ONU

Fonte: Jornal de Angola

Programa de retirada está sendo cumprido (Foto: Reuters)

A Missão das Nações Unidas no Chade e na República Centro-Africana (MINURCAT), terminou na quinta-feira, tal como previsto, a primeira fase da sua retirada progressiva até 31 de Dezembro.

“Em conformidade com a resolução 1923, das Nações Unidas, a redução das tropas da MINURCAT faz-se normalmente e de forma progressiva. Partiram já cerca de 1.400 soldados da MINURCAT”, indicou o general Oki Dagache, que dirige à Coordenação Nacional de Apoio ao Desdobramento da Força Internacional no Leste do Chade (CONAFIT).

Segundo o esquema aprovado pela Organização das Nações Unidas e negociado com Djamena em abril, a componente militar da MINURCAT, que contava com 3.300 soldados, deve ser reduzida à 2.200 homens, sendo 1.900 no Chade e 300 na República Centro-Africana até 15 de julho.

A partir de 15 de outubro, as restantes forças e a componente civil da missão, que conta com cerca de um milhão de pessoas, são progressivamente retiradas até 31 de dezembro.

Missão fracassada
O Presidente chadiano, Idriss Deby Itno, opôs-se à renovação dessa Missão, que qualificou de fracasso.

Mas as agências das Nações Unidas e algumas ONGs acharam que a retirada da MINURCAT cria um vazio no esquema de segurança, numa altura em que os ataques contra trabalhadores humanitários são frequentes.

A MINURCAT foi criada em 2007 para garantir a segurança dos refugiados e deslocados no Leste do Chade e na República Centro-Africana, favorecer o regresso voluntário dos refugiados e facilitar a ajuda humanitária.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: