Ban pede fim dos confrontos em acampamento do Darfur

Fonte: Rádio ONU

Tensão aumenta em Kalma, onde vivem deslocados internos; negociações de paz continuam; ONU apela que divergências sejam resolvidas pelo diálogo.

Ban Ki-moon

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, está atento à situação no acampamento de deslocados internos de Kalma, no Sudão, entre pessoas que apoiam o processo de paz para o Darfur em curso em Doha, no Qatar, e outros elementos.

Ban Ki-moon apela a todos os envolvidos que resolvam as suas divergências através do diálogo político e que se abstenham de quaisquer acções que possam incitar à violência.

Reconciliação
O comunicado do Secretário Geral da ONU refere ainda que os líderes da Missão Conjunta da ONU e da União Africana para o Darfur, Unamid, estão a fazer todos os possíveis para dissipar a tensão e facilitar a reconciliação.

O campo de deslocados de Kalma é um dos maiores mundo e alberga cerca de 100 mil pessoas.

Alguns grupos de deslocados que residem em Kalma criticam as negociações de Doha por não se sentirem plenamente representados.

No início da semana, uma nota da Unamid informou que líderes do acampamento de Kalma teriam recebido ameaças por causa da sua participação na última ronda de negociações.

Disparos
Segundo a Unamid, homens que afirmam pertencer à facção Abdul Wahid do Exército de Libertação do Sudão teriam disparado armas de fogo para dentro do campo, durante várias horas, no domingo.

Uma pessoa ficou ferida nos ataques. A polícia prendeu dois suspeitos após uma tentativa de agressão a um dos líderes do acampamento sudanês.

Por causa dos incidentes, cinco líderes religiosos que vivem no local se refugiaram numa área perto da Unamid.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: