Unamid diz que permanece a tensão no campo de Kalma

Fonte: Rádio ONU

Soldados em Kalma

Não serenaram ainda as tensões num dos maiores campos de deslocados internos do Darfur; a missão da ONU e da União Africana reforçou a mediação entre os deslocados desavindos.

O representante especial da missão conjunta das Nações Unidas e da União Africana no Darfur, Unamid, Mohammed Yonis, visitou o campo de deslocados internos de Kalma, em Nyala, para serenar as tensões que se registam no local há vários dias e que levaram à morte de pessoas.

A violência eclodiu na última semana na sequência da conclusão de mais uma ronda de conversações de paz para o Darfur, que se realizam em Doha, capital do Qtar.

Unamid
Grupos de residentes do campo reclamaram não se sentirem representados nos contatos de paz. Na quinta-feira centenas de deslocados realizaram uma manifestação que acabou em confrontos no interior do campo.

A Unamid revela que um comitê para a reconciliação está a mediar as reuniões entre os grupos rivais.

Nos contatos também se procura uma solução para os seis líderes religiosos que fugiram em busca de proteção para as instalações da polícia que fica junto ao campo no dia dos confrontos.

Elementos do governo do Darfur do Sul exigem que os fugitivos sejam entregues às autoridades.

Situação “complicada”
O porta-voz da Unamid, Cristopher Cycmanick, descreveu a situação como sendo “complicada” e disse que a missão está desenvolvendo conversações para assegurar que o caso é tratado da melhor forma.

O porta-voz disse que a missão está trabalhando num país que é soberano e por isso, mais cedo ou mais tarde, os líderes religiosos terão de ser entregues às autoridades.

Mais de 100 mil refugiados internos vivem no campo de Kalma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: