Cansados da guerra, milhares de iraquianos querem ir aos EUA

Fonte: O Globo

Ahmed está desesperado para sair de Bagdá, depois que militantes islâmicos ameaçaram matá-lo ou suas crianças porque ele trabalhou para a mídia ocidental após a invasão do Iraque em 2003, liderada pelos EUA.

Como milhares de outros, ele espera usar um visto de refugiado nos EUA para escapar dos bombardeios, tiroteios e ameaças de morte em seu país.

“Fundamentalistas me disseram por telefone: se você não se demitir do trabalho iremos matar você ou um de seus filhos”, disse Ahmed, pai de um filho e duas filha. Ele disse temer dar seu nome completo.

O jornalista espera se unir a mais de 4,7 milhões de iraquianos que deixaram seus lares desde 2003. Segundo a agência para refugiados das Nações Unidas (Acnur), é a pior crise humanitária no Oriente Médio desde 1948.

A violência diminuiu no Iraque desde o ápice dos conflitos sectários em 2006-07, mas explosões e tiroteios ainda ocorrem regularmente. O número de mortes civis causadas pela violência quase dobrou em julho comparado a junho, segundo dados do governo.

Muitos iraquianos como Ahmed almejam ir aos Estados Unidos, mas as chances de chegar lá são mínimas. Em vez disso, as opções são ir à Europa ou aos vizinhos Líbano, Síria, Turquia e Jordânia, que concedem vistos com maior facilidade.

“Esperamos que cerca de 4.500 iraquianos viagem aos Estados Unidos através do programa para refugiados neste ano, então iremos dobrar o número em relação ao ano passado”, disse Mark Storella, coordenador de programa na embaixada dos EUA em Bagdá.

Enquanto apenas 66 iraquianos foram aos Estados Unidos em 2004 pelo programa, o número aumentou de forma constante desde então.

Cerca de 13.828 refugiados iraquianos receberam vistos e viajaram aos Estados Unidos do Iraque e de países vizinhos em 2008. O número saltou para 18.838 em 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: