Presidente do Sudão ameaça expulsar entidades humanitárias do país

Fonte: European Pressphoto Agency

O líder do Sudão, Omar al-Bashir, autorizou neste sábado os governadores dos três estados da região ocidental de Darfur a expulsarem qualquer organização humanitária internacional, inclusive as agências da ONU, caso não sejam respeitados os limites a elas estabelecidos.

Bashir fez a advertência durante um comício em Cartum em que participaram dirigentes locais dessa região do país.

O conflito de Darfur eclodiu em fevereiro de 2003 e já deixou cerca de 300 mil mortos e 2,5 milhões de refugiados. Houve fases de negociações entre o Governo e grupos rebeldes desde 2004, mas ainda não foi assinado um acordo de paz entre os envolvidos.

O presidente sudanês orientou os governadores de Darfur que qualquer organização internacional que exceda os limites de seu mandato “seja expulsa no mesmo dia”.

Ele acrescentou que esse mandato deve ser cumprido também pelas agências da ONU e pelas organizações da União Africana, “até a Unamid” – força de paz conjunta da ONU e da União Africana.

Bashir afirmou que os campos de refugiados do Sudão “são território sudanês sob a autoridade sudanesa, e não há poder neste mundo que possa impedir o Governo de desempenhar suas funções e perseguir fugitivos ou pessoas que violam a lei”.

O líder se referia à situação do campo de refugiados de Kalma, no sul do Sudão, onde a Unamid mantém sob sua proteção seis pessoas acusadas de incitar distúrbios que na semana passada deixaram cinco mortos.

A Unamid não quer entregar esses seis perseguidos – cinco idosos e uma mulher, simpatizantes do grupo rebelde Exército de Libertação do Sudão – até que não haja provas das acusações e garantias de um julgamento justo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: