ONU analisa possibilidade de abrir escritório na Somália

Fonte: Rádio ONU

Foto: UN Photo

A acontecer, a abertura de uma delegação da missão da ONU e da União Africana no país significa a entrada na segunda fase do mandato da missão da ONU e da União Africana neste país do Chifre da África.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que as Nações Unidas estão “a considerar seriamente” uma presença na capital da Somália, Mogadíscio.

A acontecer, a entrada da ONU na cidade fará parte da estratégia em tri-partida que a organização está a desenvolver neste país do Chifre de África, no quadro da missão conjunta com a União Africana para a Somália, Amisom.

Estabilização
A Amisom tem cerca de 8 mil elementos na Somália, como parte da primeira fase da estratégia definida por Ban Ki-moon para a estabilização deste país do Chifre de África. O mandato da ONU contempla a ajuda na capacitação do governo federal de transição e o treino de forças militares e policiais somalis.

A presença da ONU em Mogadiscio foi um dos assuntos aborados entre Ban Ki-moon e o chefe do Escritório Político da ONU para a Somália, Augustine Mahiga, num encontro em Nova Iorque.

No final, Ban declarou que Augustine Mahiga ficou encarregado de tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança.

É por falta de segurança que o Escritório Político da ONU para a Somália se encontra localizado em Nairobi, no Quênia.

Presença
A vontade de realizar a transferência para a capital somali é um objetivo que remonta ao anterior chefe do escritório, Ahmed Ould-Abdalla, que no passado sugeriu ao Secretário-Geral da ONU que se estabelecesse em Mogadiscio uma área de segurança, à semelhança do que é feito noutras cidades.

Para Ould-Abdalla, só através da presença junto das vítimas da fome, da violência e dos vários abusos se “poderá trabalhar de forma eficaz a favor da paz com os somalis e enfrentar as necessidades de ajuda humanitária”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: