Haitianos aguardam aprovação do Protocolo de Refugiado em Tabatinga

Fonte: Portal Amazônia

Foto: Reprodução TV Amazonas

Atualmente aguardam em Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus) a aprovação do Protocolo de Refugiado, 130 haitianos. Segundo eles o atendimento, feito pela Policia Federal, que antes era de seis ao dia diminuiu para apenas um. A mudança ocasionou a permanência da maioria na cidade por até dois meses e adiando a viagem para outras cidades como Manaus.

Para manter a assistência aos haitianos, o padre Gonçalo Inácio, representante da Pastoral da Mobilidade Humana da Diocese do Alto Solimões, conta com doações da população de Tabatinga.

– O grande número de haitianos não era previsto, para tentar resolver o problema,  a Diocese pede à Policia Federal que faça um mutirão para atender os 130 haitianos que estão nas igrejas e em contrapartida se compromete a não receber mais nenhum haitiano nas instalações da paróquia até que o governo brasileiro apresente uma proposta para a situação.

Pedidos
Em nota a Delegacia da Policia Federal de Tabatinga informou que no primeiro semestre deste ano recebeu e encaminhou ao Comitê Nacional Para Refugiados (Conare), aproximadamente 130 pedidos de refúgio dos haitianos, atendendo quatro solicitações por dia, mas como os pedidos continuaram crescendo em proporções desiguais ao que o quadro de funcionários  do setor de imigração.

A nota diz ainda que o setor possui apenas um agente federal e duas funcionárias contratadas não poderia dá conta, e em virtude disto, teve que reduzir os atendimentos diários aos haitianos para que os demais procedimentos migratórios não fossem prejudicados. (JK)

Anúncios

3 Responses to Haitianos aguardam aprovação do Protocolo de Refugiado em Tabatinga

  1. Josef disse:

    Enquanto o visto brasileiro valer, ou mesmo depois do vencimento, os refuagidos Haitianos com carimbo de entrada no passaporte com código 23 não conseguirão entrar legalmente na Guiana Francesa se não pedirem antes a Embaixada Francesa em Brasilia.

  2. Raoni disse:

    Concordo que a ajuda seja necessária porém deve-se ter muito cuidado com a entrada de entrada de refugiados, pois os mesmos podem estar doentes e em sua maioria só agravam os nossos problemas sociais !
    até solidariedade deve ter um limite !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: