França inicia deportação de ciganos à Romênia

Fonte: R7 Notícias

Família de ciganos posa para foto do lado de fora de tenda improvisada em Roubaix, norte da França; país começou a deportar imigrantes ilegais (Foto:Pascal Rossignol/ Reuters)

 

Autoridades francesas iniciaram nesta quinta-feira (19) a deportação dos primeiros ciganos que serão enviados à Romênia. Um grupo de 60 deportados decolou de Lyon, no centro-leste, da França rumo a Bucareste, capital romena.

Os ciganos chegaram ao aeroporto sob escolta da polícia a bordo de dois ônibus e depois pegaram um voo regular da companhia romena Blue Air.

Este é o primeiro dos três voos previstos para os próximos dias, segundo anunciou o ministro do Interior, Brice Hortefeux, que explicou que espera que sejam deportados cerca de 700 ciganos em situação irregular.

Os ciganos foram acolhidos por um programa de ajuda para retorno, que consiste em uma passagem de avião e R$ 675 (300 euros) por adulto ou R$ 225 (100 euros) por criança.

O governo francês insiste, portanto, que essas são deportações “voluntárias” de imigrantes em situação irregular que aceitam voltar a seus países.

No entanto, as críticas se multiplicam diante da ofensiva lançada pelas autoridades contra os ciganos, cujos acampamentos são desmantelados por todo o país.

Foi o próprio presidente da França, Nicolas Sarkozy, quem deu a ordem ao governo de esvaziar e destruir em três meses metade das instalações nas quais os imigrantes vivem.

Em menos de um mês, a França já desmantelou mais de 50 acampamentos, o último na manhã desta quinta-feira, em Isère, no sudeste do país.

A Administração regional divulgou comunicado em que informa que cem ciganos foram retirados em operação que “responde às instruções” do ministro do Interior.

Em 2009, 44 voos desse tipo foram organizados e 10 mil romenos e búlgaros foram levados para seus países, segundo as autoridades francesas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: