Paraguai regulariza mais de 5 mil brasileiros, diz OIM

Fonte: Rádio ONU

Processo durou mais de nove meses e contou com ajuda da agência; pelo menos 150 mil cidadãos do Brasil vivem no país vizinho.

Fronteira Brasil - Paraguai

A Organização Internacional para Migrações, OIM, informou que 5181 brasileiros foram regularizados no Paraguai.

A medida faz parte do programa paraguaio de legalização de estrangeiros e contou com a ajuda da OIM e dos serviços de imigração dos dois países.

 

Processo
Segundo a agência, vivem hoje no Paraguai de 150 mil a 250mil brasileiros. Apesar da maioria já estar no país há décadas, só recentemente autoridades paraguais decidiram começar o programa.

Nos últimos nove meses, policiais de ambos os países, médicos, pessoal de imigração e trabalhadores da OIM viajaram para Amambay e Alto Paraná levando informação sobre os passos da legalização.

A encarregada do programa na OIM em Assunção, Graciela Ojeda, contou à Rádio ONU, da capital paraguaia, como vive grande parte dos brasileiros no país.

Fazendas
“Eles moram em fazendas dentro do Paraguai. Mas não são todos os casos. Estas pessoas vivem perto de cidades bem importantes, geralmente, perto da fronteira com o Brasil”, informou.

Segundo Graciela Ojeda, a comunidade conserva a cultura brasileira em quase tudo que faz.

“O brasileiro no Paraguai tem todas as tradições e costumes intactas. Eles vivem tudo que é o Brasil no Paraguai. São cidades brasileiras aqui”, contou.

O Ministério brasileiro das Relações Exteriores e o Diretório de Migração Paraguaia receberam apoio técnico da OIM para completar o processo que é parte de acordos firmados entre os países membros do Mercosul.

Próxima Leva
Os brasileiros que vivem no Paraguai trabalham no setor agrícola, em pequenos comércios e na economia informal.

De acordo com a OIM, a próxima leva de regularização deve ocorrer para os brasileiros que vivem nas cidades paraguaias de Salto de Guaíra, Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: