Crimes cometidos contra refugiados podem ser classificados como genocídio

Fonte: Jornal de Angola

Tropas do Congo Democrático não conseguiram impedir a matança em 1994 (Foto: Reuters)

Um relatório das Nações Unidas divulgado ontem, em Nova Iorque, afirma que os crimes cometidos contra refugiados ruandeses de etnia hutu, durante a longa guerra na República Democrática do Congo, podem ser classificados como genocídio.

O documento preliminar de um grupo de investigadores da ONU abrange o período que vai de 1993 a 2003.

O relatório refere “os ataques generalizados e sistemáticos do Exército ruandês e do movimento rebelde congolês que o apoia”.

Em algumas regiões, acentua o documento, os postos de controle foram usados para identificar as pessoas de origem hutu de modo a eliminá-las.

Calcula-se que centenas de milhares de pessoas tenham sido mortas. Muitas das vítimas eram crianças, mulheres, idosas e doentes. O ministro ruandês da Justiça, Tharcisse Karagurama, disse à France Press que o Exército nunca realizou tais ataques.

“As forças de defesa ruandesas sempre que operaram dentro de Ruanda, Congo e Darfur são conhecidas como um Exército que trabalha com base nos bons princípios da ordem militar,” frisou Karagurama.

O relatório refere-se também a violações dos direitos humanos cometidas pelas forças de segurança de todos os países envolvidos naquela que foi designada a Guerra Mundial africana.

A versão final do documento deve ser divulgado na próxima semana. Os ruandeses hutu fugiram para o Congo depois do genocídio de 1994 contra os tutsis em Ruanda.

Os investigadores da ONU também reuniram informações sobre crimes alegadamente cometidos pelas forças de segurança de muitos dos países e grupos armados envolvidos nesta guerra regional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: