EUA concordaram em receber 100 mil refugiados palestinos, diz Ehud Olmert

Fonte: SIC Notícias

Ehud Olmert, ex-primeiro-ministro israelita (Foto: AP)

O ex-primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, disse este domingo que os Estados Unidos concordaram em receber cem mil refugiados palestinianos como parte de um eventual acordo de paz no Médio Oriente, informa o site de notícias israelita Ynet.

Os EUA concordaram em conceder a cidadania norte-americana a cerca de cem mil refugiados, enquanto que Israel aceitaria menos de vinte mil, disse Olmert numa conferência em Telavive, de acordo com o Ynet.

Olmert falava numa conferência organizada pela Iniciativa de Genebra, uma organização não-governamental que reúne líderes e intelectuais de ambos os lados do conflito para definir os contornos para um acordo de paz.

O ex-primeiro-ministro israelita participou nas conversações de paz com os palestinianos em novembro de 2007 até ter sido detido um ano mais tarde por envolvimento num caso de corrupção.

“Se tivéssemos chegado a um acordo, teríamos mudado o mundo e todo o Médio Oriente. Não é culpa nossa. Se não houve acordo, foi porque os palestinos não estavam prontos para dar o passo que demos”, disse.

A questão dos refugiados promete ser um dos pontos mais sensíveis nas negociações de paz, em curso desde o início de setembro.

Os palestinos querem que Israel reconheça o direito de regresso daqueles que fugiram ou foram expulsos durante a criação de Israel em 1948. Com os seus descendentes, tal pode ascender 4,7 milhões de pessoas.

Israel rejeita tal pedido, afirmando que os refugiados devem ser recebidos dentro do futuro Estado palestino.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: