ONU pede reforço de medidas para responder a ameaças biológicas

Fonte: Rádio ONU

Inspetor da ONU

Alto funcionário da organização disse que os Estados membros das Nações Unidas desenvolveram um sistema adequado para prevenir e responder a emergências nucleares; ele recomendou medidas similares para enfrentar ataques ou desastres químicos e biológicos.

O presidente do Grupo de Trabalho da ONU sobre prevenção de ataques com armas de destruição massiva, Geoffrey Shaw, disse que chegou a altura dos países examinarem meios para responder de forma rápida e eficaz a incidentes que envolvam materiais ou armas químicas ou biológicas. 

Shaw afirmou que os Estados membros das Nações Unidas desenvolveram um sistema adequado para prevenir e responder a emergências nucleares. Ele recomendou medidas similares para enfrentar ataques ou desastres químicos e biológicos. 

Mecanismo 
Geoffrey Shaw disse à agência de notícias da ONU que uma avaliação da Força-Tarefa para a Implementação de Medidas Anti-Terrorismo, lançada na semana passada, indicou que existe um sistema forte para lidar com emergências nucleares ou radioactivas. O mecanismo é coordenado pela Agência Internacional de Energia Atómica, Aiea. 

Ele salientou, contudo, que muitos países membros e organizações da sociedade civil não estão familiarizados com o sistema. Shaw afirmou que fez recomendações para reforçar o papel da Aiea como ponto focal na coordenação da informação pública, após uma emergência. 

Segundo o alto funcionário da ONU o atraso na preparação de uma resposta a ataques biológicos deve-se em parte à recente entrada em vigor da Organização para a Proibição de Armas Químicas. O órgão foi criado em 1997 para monitorar o cumprimento da Convenção sobre o tema. 

Ataque Terrorista 
Qual será a resposta da ONU na eventualidade de um ataque terrorista com armas biológicas? Para Geoffrey Shaw este é o tipo de perguntas que os Estados membros precisam responder. 

Ele indicou que o desenvolvimento fenomenal da indústria da biotecnologia nos últimos anos coloca desafios urgentes aos líderes mundiais.

Anúncios

One Response to ONU pede reforço de medidas para responder a ameaças biológicas

  1. […] post by refunitebrasil Share and Enjoy: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: