Aeroporto Internacional do Galeão abre posto de atendimento a migrantes

Fonte: R7

Objetivo é prevenir que ocorra tráfico de pessoas

O Ministério da Justiça abriu na tarde de sexta-feira (19) o terceiro posto avançado de atendimento ao migrante no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. A inauguração faz parte das ações do 1º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que também possuem postos de atendimento em São Paulo e Belém.

Segundo o ministério, o posto funcionará 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados. Tanto os estrangeiros quanto os brasileiros deportados ou não admitidos em outro país serão atendidos por uma equipe de dez guardas municipais.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, de janeiro a novembro de 2010, o posto em Belém já atendeu 1.129 pessoas, e no posto de São Paulo foram 113 migrantes atendidos de abril a agosto.

De acordo com o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, abrir estes tipos de serviços é de extrema importância para resgatar a dignidade dos migrantes vítimas do tráfico de pessoas. Além disso, no caso do posto de Belém, o serviço funciona para evitar que ocorra tráfico de pessoas para a Europa.

Entre outras funções, os postos desenvolvem campanhas locais para informar passageiros sobre a melhor forma de se prevenir do tráfico de pessoas e como receber apoio e informações nos consulados brasileiros, caso cidadãos brasileiros sofram algum tipo de violência no exterior. A expectativa do Ministério da Justiça é inaugurar o quarto posto ainda este ano, na Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: