Organização mundial para a migração elogia políticas portuguesas

Fonte: I Online

Foto: Getty Images

 

Relatório anual de migração mundial destaca redução da burocracia no pedido de nacionalidade

As políticas portuguesas de integração para a imigração e acolhimento de estrangeiros em território nacional foram destacadas pela positiva no quinto relatório da Organização Internacional para a Migração (IOM), ontem publicado. A criação do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) – com sedes em Lisboa, Porto e Faro – é mesmo descrita no relatório como “um serviço de informação simplificador, que liga imigrantes e governo, em termos de reconhecimento de qualificações”.

Apesar de Portugal ser um pólo recente de imigração, lembra a IOM, “o investimento feito nas políticas de imigração” é destacado. O estudo retrocede a Dezembro de 2006, quando a Lei da Nacionalidade foi aprovada no parlamento, facilitando os pedidos de nacionalidade. O impacto surgiu no ano seguinte, quando “mais de 35 000 requisições de nacionalidade” tiveram luz verde, o triplo das de 2005. No mesmo ano foi alterada a Lei da Imigração, uma mudança que “implica e reduz os sistemas burocráticos, procura promover a migração legal, combater a migração irregular e facilitar a reunificação familiar”, afirma a organização.

Portugal mantém há três anos uma posição positiva a nível europeu nestas matérias, recorda o relatório. No Eurobarometro de 2007, Portugal ocupou a segunda posição entre os países da UE25, em termos de políticas de imigração.

Países emergentes são novo destino Na análise global, o relatório indica que em 2000 existiam 150 milhões de migrantes e que passados dez anos o número atingiu 214 milhões. Se este ritmo persistir, prevê-se que em 2050 o número de migrantes chegue aos 405 milhões, o que significa um aumento de 68%, diz a IOM. Ásia, África e América Latina estão a ganhar terreno como destinos importantes, devido às suas economias emergentes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: