Brasil recusou-se a receber detidos de Guantánamo (WikiLeaks)

Fonte: AFP

Guardas conduzem presos na prisão de Guantánamo

O governo brasileiro rejeitou várias vezes, em 2005, acolher os detidos de Guantánamo, a pedido de Washington, que não queria trasladá-los a solo americano, segundo notas diplomáticas secretas divulgadas nesta sexta-feira pelo site WikiLeaks.

Segundo as notas datadas de maio e outubro de 2005, o governo Bush viu-se confrontado, desde 2003, à decisão do Brasil de não receber os detidos e, mais particularmente, prisioneiros uigures – chineses muçulmanos que fugiram da China e que os Estados Unidos prenderam por erro no Afeganistão.

O governo Obama que conseguiu enviar dezenas de detidos aos países aliados, principalmente à Europa, nunca enviou nenhum deles ao Brasil.

Em outubro de 2005, durante conversa com um dirigente da embaixada americana no Brasil, um funcionário do ministério brasileiro das Relações Exteriores, Marcelo Bohlke, “disse compreender a urgência do pedido”, mas afirmou que o governo brasileiro não receberia detidos uigures, devido à própria constituição do país”.

Segundo a nota, Bohlke pediu ao representante da embaixada americana com quem manteve esta discussão “uma explicação sobre o por quê de os uigures não conseguirem um estatuto de refugiados ou a acolhida nos Estados Unidos”.

A embaixada “debateu o assunto várias vezes e em diversos níveis desde 2003”, explica o autor da nota, citando principalmente o Comitê nacional brasileiro para os refugiados, num encontro em maio de 2005.

“Devido à lei brasileira, à posição do comitê, e aos comentários do governo de Brasília, parece que o Brasil só aceitaria os detidos uigures se esses obtivessem o estatuto de refugiados nos Estados Unidos”, prosseguiu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: