Situação em Gaza continua difícil, apesar da entrada de mais alimentos

Fonte: Rádio ONU

Diretor da ONU nos territórios palestinos diz que relaxamento do bloqueio econômico à região não é suficiente e que indústria de construção deve ser reativada.

Luta diária

A vida dos palestinos da Faixa de Gaza continua sendo uma luta cotidiana, apesar do relaxamento no bloqueio econômico por parte de Israel, que permitiu a importação de bens de consumo.

Foi o que afirmou o coordenador das Nações Unidas para Assuntos Humanitários nos Territórios Palestinos, Maxwell Gaylard.

Variedade
Segundo ele, agora há mais variedade de produtos no mercado local, mas isso não garante o acesso da população a mantimentos básicos. Isso porque só os mais abastados podem comprar os produtos.

Gaylard acrescentou que o que Gaza necessita, no momento, é reativar a indústria de construção e de restauração, além de desenvolver a indústria de exportação, o que que diminuiria o desemprego e a pobreza da população.

Operações
Mais de 75% da população da Faixa de Gaza dependem da assistência de ONGs para alimentação e moradia.

As palavras de Gaylard espelham as ditas pelo diretor de operações da agência das Nações Unidas para refugiados palestinos, UNWRA.

Para John Ging, apesar da diminuição do bloqueio econômico israelense, a situação econômica, humanitária e física dos moradores de Gaza continua difícil.

O bloqueio econônico de Israel começou em meados de 2007, em reação à tomada de controle da região pelo grupo islâmico Hamas.

Em junho deste ano, no entanto, autoridades israelenses relaxaram o boicote, mantendo apenas a proibição da entrada de materiais de construção como concreto e ferro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: