Migrantes têm papel fundamental na economia, diz Ban

Fonte: Rádio ONU

Ajuda para a economia

Secretário-Geral faz um apelo aos países para que ratifiquem a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes; em mensagem, ele lembra que muitos migrantes sofrem violações dos seus direitos, xenofobia e exploração.

Em mensagem para marcar o Dia Internacional dos Migrantes, comemorado neste sábado, o Secretário-Geral da ONU lembrou o papel fundamental dos migrantes para o fortalecimento da economia global.

Segundo Ban Ki-moon, os efeitos múltiplos da crise ainda estão sendo sentidos, afetando os 214 milhões de migrantes internacionais. Ban citou o aumento do desemprego e como consequência, a maior discriminação.

Preconceito
O Secretário-Geral afirmou que enquanto para muitos a experiência de viver fora do país de origem pode ser enriquecedora, outros sofrem violações de direitos humanos, xenofobia e exploração.

Ban reforçou que os migrantes contribuem para o crescimento econômico e enriquecem as sociedades por meio da diversidade cultural e troca de conhecimento.

De Genebra, a chefe da Organização Internacional para Migrações, Mônica Goracci, destacou à Rádio ONU os efeitos da crise econômica para os que vivem fora do país de origem.

Impactos
“Os desafios que o mundo está vendo neste momento são vários. Começando pela crise continuada e prolongada, que claramente tem um impacto nas migrações e na visão por parte do Estado e dos cidadãos sobre os migrantes”, disse.

Segundo Mônica Goracci, poucas vezes é debatido o impacto positivo dos migrantes para a economia e a segurança social dos países.

Já o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, também fez um apelo em sua mensagem para que as nações ratifiquem a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes.

Uma resposta para Migrantes têm papel fundamental na economia, diz Ban

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: