Sudão e Sudão do Sul em números

Fonte: AFP

Homem vestido com a bandeira do Sudão do Sul em Nimule, fronteira entre o Sudão e Uganda.

Ficha técnica do Sudão e do Sudão do Sul, país que deve ser criado como resultado do referendo de secessão que começou neste domingo:

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA: O Sudão faz fronteira com o Egito, no norte, com Líbia, Chade e a República Centro-Africana no oeste, com a República Democrática do Congo, Uganda e Quênia no sul e com Etiópia e Eritreia no leste. Possui mais de 800 km de costa ao longo do Mar Vermelho.

SUPERFÍCIE: Com 2.505.813 km², é o maior país da África e o décimo maior do mundo. Deste total, 589.745 km² (24%) estão no Sudão do Sul.

POPULAÇÃO: 42 milhões (estimativa de 2009), incluindo mais de 8,5 milhões de pessoas no Sudão do Sul, aproximadamente 20% do total de habitantes.

CAPITAL: Cartum. No sul semiautônomo, a capital é Juba.

RELIGIÃO: Islã (70%) e cristianismo, que se concentra basicamente no sul.

HISTÓRIA: O Egito otomano de Mohamed Ali invade o Sudão em 1820. Os homens de Mohamed Ahmed, conhecido como “Mahdi”, líder religioso e político sudanês, expulsam as tropas do general Gordon de Cartum em 1885.

O mandato anglo-egípcio durará de 1899 a 1956, quando o país se torna independente. Em 1955, começa uma guerra civil entre o norte e o sul, que só termina em 1972. O regime militar do general Gaafar al Nimeiri dura de 1969 a 1985, quando é deposto por uma revolta popular.

Em 1986, o partido Umma de Sadek al Mahdi vence as eleições multipartidárias, mas é derrubado em 1989 pelo golpe de Estado militar de Omar al-Bashir.

De 1983 a 2005, o país afunda em mais uma guerra civil norte-sul, em um conflito que deixa dois milhões de mortos e quatro milhões de refugiados internos.

Em 2003, tem início um novo conflito na região ocidental de Darfur.

Em março de 2009, a Corte Penal Internacional emite uma orden de prisão contra o presidente Al-Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade. Em julho de 2010, acrescenta uma segunda ordem de prisão, desta vez por genocídio.

INSTITUIÇÔES POLÍTICAS: Com o fim da última guerra civil, em 2005, o Partido do Congresso Nacional (NCP) do presidente AL-Bashir e os ex-rebeldes sulistas do Movimento Popular de Libertação do Sudão (SPLM) formaram um governo de união nacional.

Assembleia Nacional: 450 assentos (o NCP tem a maioria).

ECONOMIA: O país vive uma expansão econômica desde 2006, graças ao crescimento da produção de petróleo, que chega a 500.000 barris por dia; três quartos deste total são exportados, principalmente para a Ásia. A profunda desvalorização da libra sudanesa é a origem da inflação galopante que afeta o país.

PIB: 54,68 bilhões de dólares (2009, Banco Mundial), PIB per capita: 1.220 dólares (2009, Banco Mundial)

Principais produtos de exportação: Petróleo, algodão, goma arábica.

Dívida externa: 36 bilhões de dólares

MOEDA: Libra sudanesa

FORÇAS ARMADAS: O país possui dois exércitos, um no norte e um no sul. As Forças Armadas Sudanesas (SAF, Norte), que contam com 110.000 homens, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, e o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA, Sul).

A força conjunta ONU-União Africana (MINUAD) tem mais de 22.000 soldados e policiais mobilizados em Darfur. A Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) contam com 10.000 soldados e policiais no Sudão do Sul e nas regiões limítrofes do norte.

SITES OFICIAIS: http://www.sudan.gov.sd/en

2 respostas para Sudão e Sudão do Sul em números

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Heloisa D. Marino. Heloisa D. Marino said: RT @refunitebrasil: Sudão e Sudão do Sul em números http://ht.ly/3AODG […]

  2. o sátiro disse:

    Oma al Bashir é um criminoso de guerra, protegido pelos seus irmãos muçulmanos da Liga Árabe e da Organização da Conferência Islâmica.
    Participa nas reuniões com total tranquilidade, apesar dos mandados de captura emitidos pela Corte Penal Internacional.
    É uma vergonha para a justiça do Planeta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: