Moçambique preocupado com alto número de pedidos de asilo

Fonte: Rádio ONU

Refugiados somalis

Em 2010, país registou a entrada de 9208 refugiados de guerra, a maioria proveniente da região dos Grandes Lagos. A República Democrática do Congo é o que produz número maior de requerentes de asilos.

O Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados de Moçambique, Inar manifestou-se preocupado com o que considerou “um anormal número de pedidos de asilo político no país.”

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Acnur, está a patrocinar às autoridades moçambicanas no recenseamento de refugiados estrangeiros residentes em Moçambique, visando assegurar uma maior e melhor assistência social ao grupo.

Censo
O censo arrancou em finais do ano passado e apurou que, apenas em 2010, cerca de 10 mil refugiados de guerra, maioritariamente provenientes da região dos Grandes Lagos solicitaram permissão para viver em Moçambique.

A primeira fase do registo de imigrantes decorreu no Centro de Acolhimento de Maretane, em Nampula, norte do país, com capacidade de albergar 8 mil pessoas, e nas províncias de Maputo e Niassa. Proximamente será estendido à escala nacional.

O Assistente de Programas do Inar, Adérito Matangala, disse esta segunda-feira à Rádio ONU, em Maputo, que o executivo moçambicano está surpreendido com a anormalidade de entrada de refugiados no país, sobretudo de congoleses, etíopes e somalis.

“Tivemos um universo de 7154 que corresponde a 94,3% de um total de 9208 requerentes de asilos que o país acolhe. São maioritariamente da região dos Grandes Lagos e o país de referência é o ‘Congo Democrático’. É o país que produz número maior de requerentes de asilo. Para o nosso caso, temos que, pelo menos, admirar a anormalidade de entrada, mas não há juízo precipitado que se possa fazer antes de passar pela triagem”, afirmou.

Apesar do elevado número de requerentes de asilo, Moçambique nota o retraimento dos doadores internacionais no apoio aos refugiados, devido à crise financeira mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: