Tiroteio entre soldados sudaneses deixa nove mortos

Fonte: O Globo

Ao menos nove pessoas, incluindo duas crianças e um motorista da ONU, morreram durante um tiroteio entre soldados sudaneses na cidade politicamente instável de Malakal, no sul do Sudão, disseram autoridades nesta sexta-feira.

Os confrontos começaram entre membros da mesma unidade militar depois que alguns resistiram a ordens para seguir para o norte do Sudão para uma realocação antes da independência do sul do Sudão, disse o governo, o Exército e autoridades da ONU.

A população da região sul do país, área produtora de petróleo, votaram por esmagadora maioria pela secessão em um referendo em janeiro, segundo dados preliminares.

O incidente ressaltou os desafios que o Sudão enfrenta ao tentar desagregar unidades militares conjuntas do sul e do norte e outras entidades estatais antes da separação, que deve ocorrer em 9 de julho.

O referendo foi prometido em um acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil entre o norte e o sul. A guerra deixou um número estimado de 2 milhões de mortos e desestabilizou toda a região.

“Não sabemos quantos corpos serão encontrados no local dos confrontos. Sabemos que nove pessoas morreram e 22 feridos foram internados no hospital”, disse Bartholomew Pakwan Abwol, porta-voz do governo do estado vizinho, o Alto Nilo.

Ele disse que entre os mortos estavam dois soldados e duas crianças.

Um motorista sudanês que trabalhava para o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) foi vítima do tiroteio e morreu no hospital na tarde de sexta-feira, disse o porta-voz da ONU Kouider Zerrouk.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: