ACNUR inaugura projetos financiados pelo Brasil no Equador

Fonte: ACNUR

Várias obras implementadas no Equador pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) com recursos doados pelo Governo do Brasil serão inauguradas neste final de semana (dias 11 e 12 de fevereiro) na comunidade de El Palmar e em Lago Agrio, localizadas na província de Sucumbíos, próxima à fronteira com a Colômbia.

As obras, que beneficiarão a população colombiana refugiada na região e também as comunidades de acolhida, incluem salas de aulas, instalações sanitárias, melhorias em um parque infantil e uma brinquedoteca da Federação de Mulheres de Sucumbíos.

El Palmar é uma das 43 comunidades equatorianas na região da fronteira com a Colômbia. Acolhe 80 famílias, em sua maioria composta por refugiados de origem colombiana que fugiram do conflito em seu país. Aproximadamente 108 estudantes se beneficiarão da nova sala de aula na escola La Paz e terão acesso a instalações sanitárias que cumprem com as condições sanitárias adequadas.

Em Lago Agrio, graças ao financiamento do governo brasileiro e em coordenação com o atual Governo Municipal, o ACNUR melhorou a infra-estrutura de prédios comunitários em bairros humildes – La Pista e El Aeropuerto – com a construção de uma nova sala de aula na escola 16 de Fevereiro, instalações sanitárias no centro comunitário e equipamentos em um espaço público para crianças. Esses bairros reúnem 60% da população refugiada de Lago Agrio. Em reconhecimento a essas políticas públicas inclusivas e solidárias, Lago Agrio recebeu do ACNUR, em 2009, o título de “Cidade Solidária”.

“A contribuição recebida do Governo do Brasil é muito importante, e estamos convencidos de que as obras inauguradas promoverão a integração entre as populações de acolhida e as famílias refugiadas, além de melhorar a qualidade de vida na região”, afirma o Representante Adjunto do ACNUR no Equador, Luis Varese – que já foi representante do Alto Comissariado no Brasil. Os recursos brasileiros doados ao Equador por meio do ACNUR são parte de um pacote maior de doações do Brasil ao Alto Comissariado da ONU para Refugiados. Em setembro do ano passado, o ACNUR e o Brasil assinaram um Memorando de Entendimentos que formalizou o apoio do Brasil à assistência humanitária prestada pelo ACNUR em todo o mundo, o que vem alavancando o papel do Brasil como um apoiador global do ACNUR.

O documento prevê contribuições voluntárias do governo brasileiro para os programas regulares do ACNUR, como também para atividades específicas em países afetados por desastres naturais, conflitos e insegurançaalimentar e nutricional. Em 2010, as doações do Governo do Brasil ao ACNUR totalizaram US$ 3,5 milhões – a maior entre todos os países da América Latina. Foram beneficiadas operações no Haiti, Colômbia, Sri Lanka, Irã, Iraque e Paquistão – além do Equador.

O ACNUR iniciou suas operações no Equador no ano 2000, atendendo a um pedido do governo equatoriano devido ao crescente número de refugiados provenientes da Colômbia – vítimas do conflito interno neste país. O Equador é o país com maior número de refugiados na América Latina (54 mil pessoas, 98% de nacionalidade colombiana) reconhecidos pelo Governo. O ACNUR está presente em Sucumbíos desde 2001 por meio de diversos projetos de apoio comunitário e integração que favorecem tanto equatorianos como refugiados.

Os refugiados são pessoas que devido a guerras, conflitos internos ou por fundados temores de perseguição tiveram que abandonar seu país de origem e cruzar uma fronteira para encontrar proteção.
Para maiores informações sobre o trabalho do ACNUR visite os sites www.acnur.org e www.acnur.org.br

Em Quito (Equador), favor, contatar
Andrea Durango DURANGOA@unhcr.org e Andrea Escalante ESCALANT@unhcr.org/ Tel: (02) 246 0330 Ext.:1128 e 1129

Em Lago Agrio (Sucumbíos / Equador), contatar
Sonia Aguilar, AGUILARS@unhcr.org / Tel: (06) 2820 517 Ext.: 32 – celular (09) 1961-582

Em Brasília, contatar
Luiz Fernando Godinho godinho@unhcr.org Tel: (061) 3044-5744 / (61) 8187.0978

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: