Fluxo de refugiados marfinenses satura comunidades na Libéria

Fonte: Rádio ONU

Dificuldades de abrigo

Comunidades anfitriãs dizem não ter abrigo para milhares de mulheres e crianças; UNICEF alerta para ameaça à segurança alimentar.

Mais de 36 mil refugiados marfinenses, incluindo 85% de mulheres e crianças, já foram registados no distrito liberiano de Nimba, referiu esta terça-feira o Fundo da ONU para a Infância, UNICEF.

Em conferência de imprensa, em Genebra, a agência anunciou que as populações de Cote d’Ivoire, também conhecida por Costa do Marfim, estão a braços com dificuldades em obter abrigo nas comunidades locais.

Pobreza
Os marfinenses deixaram o seu país devido à situação de instabilidade iniciada após a recusa do então presidente em exercício, Laurent Gbagbo, em aceitar o resultado das eleições presidenciais de 28 de novembro, que deram a vitória a Alassane Ouattara.

De acordo com a porta-voz do UNICEF, Marixie Mercado, em algumas aldeias, próximas da fronteira o número de refugiados ultrapassa o das comunidades locais.

Segundo a porta-voz, a maioria das comunidades anfitriãs é das mais pobres da Libéria e os mecanismos para lidar com a situação estão a ser pressionados ao limite.

Ela acrescentou que algumas aldeias dizem que já não podem receber refugiados e apontam para a falta de alimentos e abrigo como a maior ameaça à segurança alimentar das mulheres e crianças.

Segundo o Acnur, a ameaça de eclosão de surtos está igualmente iminente devido à superlotação.

Sarampo
No princípio de fevereiro, o UNICEF levou a cabo uma campanha de imunização contra o sarampo para as comunidades de marfinenses em Nimba.

A vacinação decorre igualmente em Cote d’Ivoire para dar resposta a uma epidemia que já provocou um morto confirmado e 47 casos da doença.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: