Bispos pedem proteção a migrantes africanos

Fonte: Ansalatina

Os bispos italianos ressaltaram hoje a necessidade de oferecer “proteção” e mecanismos de acolhimento aos migrantes da região Norte da África que desembarcam na Itália.
   
“Quem foge do Norte da África hoje tem medo de uma guerra civil e, por isso, é importante acatar a solicitação de pessoas que pedem proteção internacional”, disse, em uma nota, os membros da Comissão Episcopal para as Migrações (Cemi) e da Fundação Migrantes. 
   
Segundo as duas entidades, é importante implantar mecanismos “para oferecer asilo” e “proteção humanitária” a essas pessoas, assim como “reforçar a cooperação internacional”, com “recursos e planos de desenvolvimento que abranjam não só a criação de macro-projetos, mas também de micro-projetos”, os quais respondam “imediatamente às necessidades das famílias e das cidades do norte da África”.
   
Os organismos também sugeriram uma análise da possibilidade de haver um decreto sobre “fluxos extraordinários”, que regulamente e ofereça “um trabalho para os imigrantes”.
   
Mais de 4 mil tunisianos chegaram a territórios italianos nos últimos dias fugindo da tensão política na Tunísia após a queda do ex-presidente Ben Ali. Os protestos no mundo árabe também provocaram o êxodo de cidadãos do Egito.
   
Em 2009, a Anistia Internacional (AI) denunciou que o governo italiano estava interceptando refugiados em águas internacionais e enviando-os, sem proteção, para a Líbia, onde os migrantes sofriam maus tratos e eram obrigados a retornar ao seu país de origem.
   
De acordo com a AI, entre 6 e 11 de maio daquele ano, a Itália teria interceptado cerca de 500 pessoas para a nação de Muammar Kadafi.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: