ONU alerta para ressurgimento de epidemias em Cote d’Ivoire

Fonte: Rádio ONU

Surtos de cólera e febre-amarela já fizeram dezenas de vítimas mortais; Unicef estima que metade dos funcionários de saúde estejam fora dos hospitais.

Casos de febre amarela

Várias epidemias estão ressurgindo devido à deterioração da situação humanitária em Cote d’Ivoire, também conhecida por Costa do Marfim, indicam agências da ONU.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, e o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, o setor de saúde no país é pouco funcional, com cerca de metade dos funcionários fora dos postos de trabalho devido à insegurança.

Contenção
Segundo as agências, uma epidemia de cólera que afeta a capital Abidjã, resultou em 11 mortes, tendo um surto de febre-amarela causado a morte de outras 26.

As agências apontam para o empreendimento de esforços para conter a epidemia de sarampo, que já provocou uma morte no sul.

Impasse
A porta-voz do Unicef, em Genebra, Marixie Mercado, disse que devido ao impasse político, ocorrem cortes sistemáticos no fornecimento de energia e de gás, necessários para a conservação e armazenamento de vacinas.

Segundo a porta-voz, o outro constrangimento prende-se com a falta de fundos para abastecer os meios de transporte para levarem a cabo as campanhas de vacinação de porta-a-porta contra o sarampo. Segundo referiu, imunizar todas as crianças contra a doença durante os próximos três meses é de extrema prioridade do Unicef.

Alastramento
Nos próximos dias, espera-se que sejam vacinadas cerca de 500 mil crianças contra o sarampo.

As agências da ONU advertem que o risco da doença se alastrar para outras partes do país é alto, se não forem tomadas medidas para restaurar o sistema de saúde.

A instabilidade começou após a recusa do presidente em exercício, Laurent Gbagbo, em aceitar o resultado das eleições presidenciais de 28 de novembro, que deram a vitória a Alassane Ouattara.  Ambos formaram gabinetes rivais em Abidjã.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: