ACNUR teme pela vida dos refugiados em meio à violência na Líbia

Fonte: ACNUR

Líbios participam de um protesto na cidade portuária de Tobruk, em fevereiro de 2011. O líder líbio Muammar Gaddafi lutou uma batalha sangrenta para manter-se no poder, nesta segunda, enquanto protestos contra seu governo de 41 anos tomaram conta da capital, Tripoli, depois de dias de violência no leste do país. Foto tirada em 20 de fevereiro deste ano. (Foto: STR New/ Reuters)

 

A agência de refugiados das Nações Unidas declarou em Genebra nesta terça-feira que está “cada vez mais preocupada” com os riscos que correm os civis apanhados inadvertidamente na escalada da violência na Líbia, especialmente solicitantes de refúgio e refugiados.

“Não temos nenhum acesso neste momento à comunidade de refugiados. Ao longo dos últimos meses temos tentado regularizar nossa presença na Líbia, e isso limita nosso projeto,” disse a porta voz do ACNUR, Melissa Fleming, aos jornalistas em Genebra.

Ela acrescentou que alguns dos relatos que o ACNUR tem recebido de outras fontes são muito preocupantes. “Um jornalista tem passado informações de somalis em Trípoli que dizem estar sendo caçados sob acusação de serem mercenários. O jornalista afirma que eles se sentem presos e têm medo de ir à rua, mesmo que haja pouca ou nenhuma comida” declarou Fleming.

Acredita-se que muitas pessoas foram mortas na Líbia desde que o governo do país reprimiu fortemente os protestos contrários ao governo durante a semana passada. O conflito continua na capital, Tripoli, e em outros lugares.

Antes das atuais atribulações, o ACNUR havia registrado mais de 8 mil refugiados na Líbia, além de outros 3 mil casos pendentes de solicitantes de refúgio. Os principais locais de origem são Chade, Eritreia, Iraque, Palestina, Somália e Sudão.

“Estamos pedindo a todos os países vizinhos que recepcionem as pessoas vindas da Líbia que possam estar fugindo de violência e temendo por suas vidas,” disse Fleming.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: