Uganda pode oferecer refúgio a Gaddafi

Fonte: UOL

O ditador líbio Muammar Gaddafi pode viver em Uganda, disse o porta-voz da presidência deste país africano em uma entrevista à agência de notícias Associated Press. Este é o primeiro país que declara à imprensa a oferta de refúgio a Gaddafi.

O porta-voz da presidência de uganda, Tamale Mirundi, disse que a política de seu país é aceitar quem procura asilo, principalmente porque muitos ugandenses deixaram o país durante o governo do ditador Idi Amin. “Logo nós somos sensíveis àqueles que buscam asilo. Gaddafi teria permissão de viver aqui, se ele escolher por isso”, disse Mirundi.

Outra possível razão para a Uganda aceitar Gaddai é que o presidente ugandense, Yoweri Museveni, é, como Gaddafi, um dos governantes de longa data no continente africano. Museveni está no poder há 25 anos e foi reeleito em fevereiro em uma demonstração de que muitos ugandenses o estariam apoiando ainda.

Museveni planejava viajar para a Líbia em meados de março, mas decidiu enviar seu ministro das relações exteriores em seu lugar. Dias depois, o presidente de Uganda divulgou um relatório de nove páginas acusando os EUA e a Europa pela operação militar na Líbia. Segundo ele, a ação seria uma interferência em questões internas. Ele também parabenizou Gaddafi, apesar de defender a negociação entre o ditador líbio e os rebeldes.

Um fator complicador para Gaddafi viver em Uganda pode ser a Corte Criminal Internacional, que deve abrir investigação contra o líder líbio. A Uganda é um dos signatários do estatuto que criou a corte.

Atualmente, a Uganda conta com mais de 20 mil refugiados do Quênia, Somália, Sudão, Eritréia e Ruanda.

* Com informações da Associated Press

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: