Autoridades de Arizona iniciam caçada de indocumentados

Fonte: Prensa Latina

O xerife do condado deMaricopa em Arizona, Joseph Arpaio, está hoje novamente no centro da polêmica depois de iniciar um grande operativo contra a imigração ilegal.

  Arpaio anunciou o início da operação “Céu Deserto”, que inclui a utilização de 30 aviões para detectar indocumentados e narcotraficantes em esse território.

Na equipe de rastreamento participa um pelotão de 60 voluntários armados, bem como polícias e servidores públicos de seu escritório, manifestou o xerife em um comunicado.

O servidor público justificou a ação pelo incremento do tráfico de drogas e de pessoas ilegais que ingressam à região procedente do México, o que contradiz as afirmações da secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

Arpaio, conhecido por sua dura postura contra a imigração, tem sido acusado em reiteradas ocasiões por brutalidade e violar as leis do estado e federais.

A princípios deste mês reconheceu que ordenou o uso de gás lacrimogêneo em operações da polícia para deter a ilegais.

Em 2009 foi duramente criticado por vestir a mais de 200 réus imigrantes com trajes a listras e encadeados para passear pelas ruas da cidade de Phoenix.

Arpaio anunciou então que realizaria o translado dos prisioneiros e convidou a imprensa a estar presentes.

Os indocumentados foram enviados a Tent City, um cárcere ao ar livre criado em 1993 as perto de Maricopa, onde os réus dormem em tendas similares às utilizadas pelo exército. A instalação está rodeada por uma grade com electricidade.

A imprensa e numerosos grupos defensores dos direitos humanos denunciaram que cenas como essa não se viam desde a Guerra Civil (1861-1865).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: