Nações Unidas abrem corredor humanitário na Líbia

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

Caminhões foram para oeste

De acordo com o Programa Mundial de Alimentos, milhares de pessoas enfrentam escassez nos abastecimentos; Acnur alerta para novo fluxo de refugiados provenientes do oeste.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, anunciou nesta terça-feira a abertura de um corredor humanitário na Líbia. O objetivo é alcançar as áreas mais afetadas pelo conflito no país norte-africano.

O primeiro comboio de caminhões transportando mantimentos para 50 mil famílias partiu da fronteira com a Tunísia e seguiu para a direção oeste da Líbia.

Primeiro Passo
A diretora-executiva do PMA, Josette Sheran, considera o corredor humanitário “o primeiro passo vital para alcançar milhares de mulheres, crianças e idosos que enfrentam a escassez de abastecimentos.”

Os combates entre forças do governo e rebeldes começou em fevereiro, com os opositores exigindo a saída do líder Muammar Kadafi.

Acnur
Também nesta terça-feira, o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, anunciou que a Tunísia está recebendo um grande fluxo de refugiados líbios, que saíram das regiões montanhosas do oeste do país.

Em declarações à imprensa, em Genebra, o porta-voz do Acnur, Andrej Mahecic, falou dos primeiros sinais de intensificação do movimento de refugiados.

Recém-chegados
De acordo com o porta-voz, 6 mil líbios chegaram no fim-de-semana à Dahiba, no sul na Tunísia. Ele apontou para estimativas de que nos últimos 10 dias teriam chegado cerca de 10 mil pessoas à região.

Já em Bengazi, onde as autoridades locais tinham registrado 35 mil refugiados, estima-se que o número de deslocados tenha aumentado para 100 mil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: