Papa pede à Europa para acolher os imigrantes que fogem dos conflitos na Líbia

Fonte: Público

O Sumo Pontífice pediu respeito pelos direitos humanos no Médio Oriente e no Norte de África (Foto: Max Rossi/Reuters)

Bento XVI lamentou hoje a guerra na Líbia e pediu à Europa para não deixar de acolher os imigrantes desesperados que fogem dos conflitos no Norte de África. Mais de cem mil pessoas assistiram à missa pascal na Praça de São Pedro.

O Papa presidiu esta manhã à cerimônia religiosa numa Praça de São Pedro apinhada de gente e ornamentada com 42 mil flores brancas, oferecidas pela Holanda para simbolizar a esperança e o amor.

Bento XVI, que proferiu as saudações pascais em 65 línguas, lembrou a tristeza das guerras, pobreza e sofrimento no mundo, especialmente no Norte de África. “Aqui, a alegria da Páscoa contrasta com o choro e os lamentos que surgem de tantas situações dolorosas: privações várias, fome, doenças, guerra, violência”, disse na sua mensagem “Urbi et Orbi” (“Para a Cidade e para o Mundo”).

Referindo-se à Líbia, em guerra civil há três meses, o Papa apelou à diplomacia e ao diálogo em vez das armas e falou da importância da ajuda humanitária chegar a quem mais precisa dela.

O Sumo Pontífice pediu respeito pelos direitos humanos no Médio Oriente e no Norte de África e apelou à Europa para acolher as pessoas obrigadas a fugir dos conflitos naquelas regiões do planeta. “Que as pessoas de boa vontade abram os seus corações e os recebam, para que as necessidades prementes de tantos irmãos e irmãs tenham resposta, num espírito de solidariedade”.

Bento XVI também apelou ao restabelecimento da coexistência pacífica na Costa do Marfim, dizendo que o país “precisa urgentemente de trabalhar no caminho da reconciliação e do perdão” para sarar as feridas causadas pelas violências recentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: