Relatório aponta recrutamento de crianças na República Centro-Africana

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

Ban Ki-moon pede libertação imediata e incondicional de menores ligados às milícias de autodefesa.

Apelo para fim do recrutamento

Um novo relatório da ONU expressa preocupação com o contínuo recrutamento de crianças por grupos armados na República Centro-Africana.

No documento, cobrindo um período de dois anos, o Secretário-Geral indica que confrontos esporádicos entre forças do governo e grupos armados agravam o fenômeno que afeta particularmente as crianças.

Proteção da Crise
Ban Ki-moon apela para que sejam tomadas medidas para conter a “contínua proteção da crise” no país, onde em 2008 foi assinado um acordo de paz, pondo fim a uma guerra civil de quatro anos.

Entre os fatores apontados para o recrutamento de menores constam o banditismo generalizado, a pobreza extrema e a falta de capacidades das forças de segurança e do judiciário.

Violações
Violações como o assassinato de crianças, violência sexual, ataques a centros de saúde e negação de acesso humanitário são referidas no relatório.

No sudeste do país, o Exército de Libertação do Senhor, LRA é responsabilizado pelo rapto, recrutamento de crianças e o seu abuso como combatentes, espiões, escravos sexuais e guardas, aponta o documento.

A falta do registo sistemático de nascimentos é apontada como tendo dificultado o combate às violações graves. Dados oficiais mencionam o registo de 49% dos nascimentos em todo o país, em 2010.

O Secretário-Geral apela às autoridades que garantam a libertação imediata e incondicional de todas as crianças associadas às milícias de autodefesa e pede ao governo que “dê ordens proibindo o recrutamento e uso de crianças pelos grupos armados.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: