Direitos dos refugiados é tema de curso em Brasília

Fonte: ACNUR

 “O tema do refúgio deve ser entendido a partir da perspectiva do refugiado e ser compreendida através de um campo multidisciplinar”, afirmou hoje o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez, na abertura da segunda edição do Curso de Direito Internacional dos Refugiados para Professores Universitários. O evento acontece em Brasília e vai até a próxima quinta-feira.

Organizado pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM), o curso reúne 34 participantes de diferentes áreas e regiões do país. Além de professores servidores públicos e representantes do Estado Maior do Exército e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

O representante do ACNUR sublinhou o fato de o curso reunir diversas áreas do conhecimento e profissionais de diferentes setores, o que mostra que o interesse pela questão do refúgio vai além da área do Direito. O curso tem o apoio do ACNUR, do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (CARJ), da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) e da ONG Refugees United.

Na solenidade de abertura, o Oficial de Proteção do ACNUR no Brasil, Gabriel Godoy, lembrou que o ano de 2011 é particularmente importante para a questão dos refugiados. “É um ano de comemorações das convenções de refúgio”, afirmou, se referindo ao 60º aniversário da Convenção da ONU sobre o Estatuto do Refugiado (de 1951) e do 50º aniversário da Convenção da ONU sobre Redução da Apatridia (de 1961).

O curso é ministro pelas professoras Silvia Menicucci e Liliana Jubilut. Ambas são, respectivamente, ex-advogadas do Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e de São Paulo, e pesquisadoras do tema. As palestras acontecem no campus do UNICEUB, em Brasília.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: