OIM pede permissão urgente para entrar em Misrata e retirar feridos

Fonte: MSN

OIM pede permissão urgente para entrar em Misrata e retirar feridos (Foto: EFE)

A Organização Internacional das Migrações (OIM) fez nesta terça-feira um chamado urgente a todas as partes envolvidas no conflito líbio para que um navio fretado pelo organismo possa atracar em Misrata e retirar mil imigrantes e inúmeros feridos graves.

“O navio saiu de Benghazi em 29 de abril, e desde o dia 30 está esperando para atracar em Misrata”, disse o porta-voz da OIM Jumbe Omari Jumbe.

Entre as razões que impedem à embarcação de se aproximar ao porto, Omari citou “o bombardeio da zona portuária” por parte das forças aliadas do ditador Muammar Kadafi, assim como o temor da Otan de que as águas estejam minadas.

“A situação dos feridos que esperam ser retirados é critica”, e duas pessoas que estavam hospitalizadas já morreram, enquanto aguardavam transferência, assinalou o porta-voz.

Há “23 jornalistas esperando para deixarem o território no mesmo navio”, acrescentou.

Além dos feridos e dos jornalistas, 1 mil trabalhadores procedentes de países como Gana, Chade, Nigéria, Sudão, Mali, Egito e Bangladesh, esperam no porto pelo resgate.

Por outra parte, 8 mil líbios de origem berbere chegaram à vizinha Tunísia no último fim de semana fugindo dos combates entre as forças de Kadafi e os rebeldes na região montanhosa do leste líbio, informou a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR).

“O êxodo a partir das montanhas do oeste da Líbia recomeçou após uma breve interrupção na semana passada”, assinalou o porta-voz Adrian Edwards.

Os refugiados foram amparados na localidade de Dehiba, no sul da Tunísia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: