Cristovam pede atenção para os refugiados ambientais

Fonte: Correio do Brasil

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) chamou a atenção em Plenário, nesta segunda-feira (6), para a situação dos refugiados por razões ambientais, aqueles que perderam suas residências devido a desastres em usinas nucleares, alagamentos causados por chuvas, ou que foram desabrigados por furacões, entre outras causas.

Cristovam assinalou que, pelo fato de grande parte das tragédias que geram desabrigados ecológicos estarem, em geral, relacionadas a decisões políticas – como, por exemplo, a decisão de construção do complexo nuclear de Fukushima, no Japão – os governos deveriam dar maior apoio às vítimas desse tipo de tragédia, indenizando seus prejuízos mais importantes.

– Quando a gente vê um furacão como o Katrina, ninguém pode dizer que ocorreu por causa da vontade de algum governante, mas a demora do governo americano da época, do ex-presidente Bush, em chegar lá, em atender, em cuidar daquelas pessoas, que até hoje não estão plenamente cuidadas, faz com que nós analisemos a situação sob a ótica dos direitos humanos – disse.

Cristovam analisou da mesma forma o acidente nuclear com o césio-137, ocorrido em 1987, em Goiânia. Segundo ele, a falta de cuidado das autoridades governamentais com a destinação dos equipamentos médicos desativados que continham o material radioativo seria motivo suficiente que o Estado arcasse com a indenização das vítimas.

Ao final de seu discurso, Cristovam recomendou o tema para ser debatido conjuntamente pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio + 20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas e pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Da Redação / Agência Senado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: