Combates limitam transporte de auxílio em Kordofan do Sul

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

ONU faz apelo para fins das hostilidades.

De acordo com a ONU, situação de insegurança já provocou pelo menos 10 mortos e 53 mil desalojados; pilhados bens no valor de US$ 180 mil nos armazéns da OMS em Kadugli.

Mais de 10 pessoas morreram e 53 mil foram desalojadas no estado sudanês do Kordofan-Sul devido a combates entre forças armadas do norte e do sul do Sudão, anunciaram as Nações Unidas.

De acordo com agências de auxílio da organização, a situação de insegurança aumenta as dificuldades de acesso aos armazéns da região. A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou a pilhagem dos seus depósitos e escritórios, onde desapareceram suprimentos médicos no valor de US$ 180 mil.

Apelo
O estado sudanês abarca a rica em petróleo região de Abyei, onde foi adiado  o referendo para decidir se pertencerá ao norte ou ao sul do Sudão, que declara a sua  independência a 9 de Julho.

Na segunda-feira, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon lançou um apelo para o fim das hostilidades em Kordofan-Sul. Antes, a ONU retirou o pessoal não-essencial do estado, situado na fronteira com o sul do Sudão.

Acessos
A OMS lançou um apelo às autoridades da região para que permitam o acesso rodoviário e aéreo com vista a fazer chegar auxílio aos desalojados.

De acordo com a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, em Genebra, Melissa Flemming, ainda não foi dada autorização para a aterragem de voos humanitários na capital do estado Kadugli, apesar dos esforços para que se chegue a um acordo.

Milícias
Segundo a agência, o acesso rodoviário tem sido obstruído por milícias armadas que montaram barricadas. A OMS cita informações dando conta da perseguição de  pessoas que se movimentam na área.

O Acnur aponta que os meios de segurança envolvidos nas suas operações foram gravemente afectados e que não pode ter acesso aos armazéns localizados a 5 km da base da missão da ONU em Kadugli com mantimentos para assistir a mais de 10 mil pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: