App facilitará comunicação de refugiados com familiares

Fonte: Terra Brasil

Aplicativo pode ser baixado na Android Market (Foto: Reprodução)

A Ericsson anunciou nesta segunda-feira, dia mundial do refugiado, o lançamento do uma tecnologia que permite a comunicação por meio de SMS de milhares de refugiados com suas famílias na plataforma Refugees United, do Android, no Quênia, na Suécia e na Dinamarca. Segundo a companhia, a iniciativa é uma resposta ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, que promove a campanha Do one thing, que pede que todos façam alguma coisa para ajudar os refugiados.

A plataforma Refugees United do Android permite que os refugiados usem telefones celulares para cadastrar e buscar seus entes queridos por meio de uma base de dados anônima, e que depois se conectem a ela por SMS ou conexão à internet. Além disso, a Ericsson já havia feito um piloto do serviço Refugees United em Uganda em parceria com a operadora panafricana Mobile Telphone Networks desde setembro de 2010. Agora, no entanto, o serviço está disponível no Quênia, na Dinamarca e na Suécia, e ainda deve ser expandido para toda África. Já existem 41 mil usuários cadastrados desde o início do Refugees United.

“Estamos ampliando nosso compromisso para cadastrar 120 mil refugiados até o final do ano com o lançamento do aplicativo para Android. Adicionar mais países por meio das operadoras parceiras e permitir o acesso por várias plataformas nos ajudará a alcançar este objetivo, e também a reduzir os obstáculos para o encontro de refugiados ao usar a tecnologia para o bem”, disse em comunicado à imprensa a vice-presidente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Ericsson, Elaine Weidman-Grunewald.

O potencial do aplicativo é alto, visto que no Quênia, por exemplo, existem 17 milhões de assinantes da operadora Safaricom, que participará da parceria com a Ericsson na distribuição. O número de usuários de PCs com acesso à internet no país, porém, é de apenas 820 mil.

O app Refugees United pode ser encontrado na Android Market.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: