OIM preocupada com situação de crianças vítimas do conflito na Líbia

Fonte: Rádio ONU

Por Eleutério Guevane

Crianças líbias em campo de refugiados na Tunísia

Agência anuncia que dos milhares de menores abandonados, 150 estão sob custódia; crianças não estão livre de riscos em acampamentos de desalojados.

Milhares de menores desacompanhados e migrantes, separados de seus pais devido ao conflito na Líbia, correm riscos de sofrer abusos e violência.  O alerta foi feito pela Organização Internacional para Migrações, OIM, nesta sexta-feira.

A agência informou que mais de 150 crianças abandonadas estão agora sob os cuidados do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur.

Realidade
As crianças estão em busca de abrigos na fronteira líbia entre o Chade e o Níger.

A representante da OIM em Portugal, Marta Bronzin, disse à Rádio ONU de Lisboa que a situação retrata a realidade de três das várias aldeias  fronteiriças que acolhem migrantes.

“Não podemos dizer que estes sejam os números reais. Poderá haver muitos outros. Os nossos colegas em colaboração com o Unicef e autoridades nacionais estão a tentar, agora mais sistematicamente, identificar estas crianças. Parece que há um grupo de meninas traficadas da África Ocidental recrutadas para trabalhar ou estudar na Líbia, que, afinal, foram levadas para a prostituição. O perigo aí é que é difícil saber se as pessoas que estavam com elas são acompanhantes ou os próprios traficantes”, disse.

Agricultores
De acordo com a OIM, crianças da África subsaariana fazem parte do grupo. Grande parte vem de famílias de agricultores pobres, dependentes de pequenos negócios.

Elas foram enviadas pelas famílias para a Líbia,  para tentar melhorar as fontes de rendimento através do trabalho doméstico ou em companhias de transporte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: